Bandeira |
Feriados municipais:
Dia 15 de agosto: aniversário da cidade
Dia 20 de novembro: Dia da Consciência Negra
Características geográficas (ano de 2007):
Indicadores:
IDH: 0,828 (40° ) - elevado PNUD/2000 PIB: R$ 9.186.225.000,00 IBGE/2005
PIB per capita: R$ 16.254,00 IBGE/2005
Como Chegar |
Área: 449,122Km²
Densidade: 1.315,6 hab./km²
Clima: subtropical
População: 610.120 hab.(8ª maior do estado)
Altitude: 601 metros
Fuso horário: UTC-3 (horário de Brasília
Densidade: 1.315,6 hab./km²
Clima: subtropical
População: 610.120 hab.(8ª maior do estado)
Altitude: 601 metros
Fuso horário: UTC-3 (horário de Brasília
Sorocaba é um município brasileiro do interior do estado de São Paulo. Possui uma área de 449,122 km² sendo 55% de área urbana e 45% de área rural. Sua população estimada em 2007 é de 610.120 habitantes. É o terceiro município mais populoso do interior paulista e o quarto mercado consumidor do estado fora da região metropolitana da capital, com um potencial de consumo per capita anual estimado em 2,4 mil dólares para a população urbana (602 mil pessoas) e 917 dólares para a rural (7,2 mil pessoas) e a oitava cidade brasileira com maior potencial de consumo. Regiões muito próximas a Sorocaba são consideradas as maiores regiões metropolitanas do estado de São Paulo, são elas: Jundiaí, São Paulo, Campinas e Santos cujas populações, somadas à de Sorocaba, ultrapassam 29 milhões de habitantes, ou seja, mais de 80% da população do estado.
Times profissionais de futebol da cidade são o Esporte Clube São Bento e o Clube Atlético Sorocaba.
Brasão |
História
Sorocaba pré-histórica
As bases físicas sobre as quais se encontra o município começaram a ganhar forma há milhões de anos, com a definição geológica da bacia do rio Sorocaba, na chamada depressão periférica. Nela desponta como destaque o morro do Araçoiaba, pólo magnético regional, cercado pelas milenares trilhas indígenas do Peabiru, o caminho transul-americano, que ligava os oceanos Atlântico e Pacífico. Ao longo dele, os primeiros habitantes da região, os indígenas ainda na fase do nomadismo, construíram suas aldeias. Às margens do rio Sorocaba habitavam os tupiniquins, do grupo tupi. Documentos residuais são encontrados acidentalmente, de tempos em tempos, sob a forma de urnas funerárias e objetos de pedra lascada e polida. Os incas e os índios brasileiros praticavam o comércio entre si, realizando-se as trocas entre grupos das mais diferentes regiões.
Durante escavações efetuadas para a instalação do sistema de esgoto em fevereiro de 2006 encontraram-se pedaços de cerâmica rústica a cerca de dez quilômetros do centro da cidade, no bairro Brigadeiro Tobias.
A Árvore Grande
Na época do desbravamento do Brasil, existia na região apenas uma encruzilhada destacada por uma frondosa paineira, que ainda hoje encontra-se no bairro batizado como Árvore Grande. Encontravam-se ali: índios, sertanistas, tropeiros e bandeirantes em viagem para descanso e comercialização.
O pelourinho
Os Bandeirantes passavam por esta região quando iam para Minas Gerais e Mato Grosso a procura de ouro, prata e ferro. Em 1589 o português Afonso Sardinha esteve no morro de Araçoiaba, à procura do ouro mas não encontrou, encontrando minério de ferro. No local, neste ano, Afonso Sardinha construiu a primeira casa da região, que deu origem à fundação da Vila de Nossa Senhora da Ponte de Monte Serrate, mudando-se para a Vila de São Filipe no Itavuvu em 1611.
Por ordem do então governador-geral do Brasil (período entre 1591 e 1602), Dom Francisco de Sousa, foi inaugurado o pelourinho (símbolo do poder real) na Vila de Nossa Senhora da Ponte de Monte Serrate no morro de Araçoiaba em 1599. Terra rasgada.
Após o retorno de D Francisco à corte, o capitão Baltasar Fernandes instalou-se na região em 1654 com a família e escravaria vindos de Santana de Parnaíba nas terras que recebeu do rei de Portugal. Fundou então, a 15 de agosto de 1654, um povoado com o nome de Sorocaba. Sorocaba vem do tupi “soroc” (rasgar) e “aba”, morfema nominalizador. Assim, Sorocaba significa “rasgão” ou “terra rasgada”. A palavra tupi entra também em Vossoroca, bairro de Votorantim. Para incentivar o povoamento, Baltasar Fernandes doou terras aos beneditinos de Parnaíba para que estes construíssem um convento e uma escola, para funcionarem como um centro gerador de cultura. O povoado foi elevado a município no dia 3 de março de 1661, passando a chamar-se Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba e na ocasião, foi instalada a primeira Câmara Municipal. Até então, a principal fonte de renda era o comércio de índios como escravos. A partir do século XVII, foi gradativamente substituída pelo comércio de mulas. O ciclo do tropeirismo e a feira de muares
O coronel Cristóvão Pereira de Abreu, um dos fundadores do estado do Rio Grande do Sul, conduziu pelas ruas do povoado a primeira tropa de muares no ano de 1733, inaugurando o ciclo do tropeirismo. Sorocaba tornou-se um marco obrigatório para os tropeiros devido a sua posição estratégica, eixo econômico entre as regiões Norte, Nordeste e Sul. Com o fluxo de tropeiros, o povoado ganhou uma feira onde os brasileiros de todos os Estados reuniam-se para comercializar animais, a Feira de Muares. Este fluxo intenso de pessoas e riquezas promoveu o desenvolvimento do comércio e das indústrias caseiras, baseadas na confecção de facas, facões, redes de pesca, doces e objetos de couro para a montaria. Sorocaba pertenceu à comarca de Itu desde 1811 até a criação da comarca de Sorocaba em 30 de março de 1871. A diocese foi criada em 1924 e suas atividades começaram em 1925.
A Estrada de Ferro Sorocabana
Com a inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana (EFS) em 1875, indústrias têxteis de origem inglesa instalaram-se na cidade, tornando-a conhecida como a Manchester Paulista. Posteriormente, com a decadência a atividade têxtil na cidade, foi necessária a instalação de outros tipos de indústrias. A partir da década de 1970 o parque industrial foi diversificado.
A industrialização
O declínio da indústria têxtil fez com que a cidade buscasse novos caminhos e, a partir da década de 1970, diversificou o seu parque industrial, hoje com mais de 1.450 empresas, entre elas algumas principais do país. O parque industrial de Sorocaba possui excelente infraestrutura de estradas, transportes públicos, rede de energia elétrica, telecomunicações, disposição de lixo, água potável, com mais de 25 milhões de metros quadrados para cerca de 1500 indústrias. As principais atividades econômicas são: indústrias de máquinas, siderurgia e metalurgia pesada, autopeças, indústrias têxteis, equipamentos agrícolas, químicas, petroquímicas farmacêuticas, papel e celulose, produção de cimento, energia eólica, eletrônica, ferramentas, telecomunicações entre outras e se tornou uma cidade maravilhosa, ostentando uma situação econômica muito boa.
Geologia
O município de Sorocaba situa-se exatamente sobre o limite entre sedimentos da Bacia Sedimentar do Paraná (Grupo Itararé, com rochas depositadas em antigos ambientes periglaciais, continentais a transicionais, deltáicos , compreendendo arenitos, siltitos e diamictitos de idade Permiano-Carbonífero, cerca de 300 milhões de anos) e rochas do embasamento cristalino. Em termos geomorfológicos, Sorocaba situa-se na borda da Depressão Periférica Paulista. Os batólitos (corpos) graníticos importantes são o Maciço de Sorocaba (de quimismo Cálcio-alcalino, Tipo I) e São Francisco (Subalcalino a Alcalino, Tipo A, com notáveis fácies rapakivi), respectivamente com idades aproximadas de 600 e 550 milhões de anos. Rochas pré-cambrianas metassedimentares marinhas, de baixo grau metamórfico como filitos, metacalcários, metarenitos, metaconglomerados, entre outras são incluídas no Grupo São Roque, cujas idades de sedimentação podem ser superiores a 1,0 bilhão de anos. A direção estrutural dominante nas rochas metassedimentares do Grupo São Roque é ENE-WSW com os maciços graníticos concordantes. As rochas cristalinas sofreram deformação durante a amalgamação do paleocontinente Gondwana Sul, durante o final do Neoproterozóico ao Cambriano Inferior. Na região, a Serra de Araçoiaba ou Morro Ipanema compreende uma intrusão ultrabásico-alcalina, que constituiu uma estrutura denominada "Horst Dômico", há 123 milhões de anos. Neste lugar teve início a primeira exploração e produção do ferro (metalurgia) no Brasil, iniciada em 1586 com a descoberta do mineral magnetita por Afonso Sardinha, e ampliada em 1810 com a criação da Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema (Real Fundição Ypanema). O minério era retirado da magnetita que ocorre associada ao corpo ultrabásico de natureza miasquítica, provavelmente associando um carbonatito que, ao ser erodido, deixou como produto os nódulos do referido mineral, sendo estes posteriormente carregados pelo Ribeirão do Ferro para onde foram encontrados em 1586.
Geografia
A cidade está localizada na região sudoeste do estado de São Paulo, a 87 quilômetros de distância da capital do Estado. As principais rodovias são a Castelo Branco (SP-280) e Raposo Tavares (SP-270).
É atravessada pelo Rio Sorocaba, afluente da margem esquerda do Rio Tietê. O município de Sorocaba situa-se sob o Trópico de Capricórnio na latitude 23 graus 27 minutos e 30 segundos. No entroncamento da Rodovia José Ermírio de Morais (Castelinho) com a interligação para a Raposo Tavares há um marco sinalizando o Trópico.
Dentre as maiores cidades do Brasil (em população), Sorocaba está em 29º lugar.
Já dentre as maiores cidades de São Paulo (em população), Sorocaba está em oitavo lugar, perdendo apenas para São Paulo (10.886.518), Guarulhos (1.236.192), Campinas (1.039.297), São Bernardo do Campo (781.390), Osasco (701.012), Santo André (667.891), São José dos Campos (615.948).
Região metropolitana
Encontra-se em processo de tramitação na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo o Projeto de Lei Complementar nº 33/2005 que cria a Região Metropolitana de Sorocaba e o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Sorocaba.
A Região de Sorocaba incluiria: Alumínio, Araçoiaba da Serra, Cabreúva, Capela do Alto, Iperó, Itu, Mairinque, Piedade (São Paulo), Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, Sarapuí, São Roque, e Votorantim.
Educação
Sorocaba possui cinco universidades, sendo três privadas: Centro de Ciências Médicas e Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de Sorocaba (UNISO) e Universidade Paulista (UNIP), e duas públicas: Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Possui também oito faculdades: Faculdade de Direito de Sorocaba (FADI), Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS), Faculdade de Tecnologia do estado de São Paulo - Sorocaba (FATEC-SO), Faculdade de Educação Física da Associação Cristã de Moços de Sorocaba (FEFISO), Instituto Manchester Paulista de Ensino Superior (IMAPES), Academia de Ensino Superior (AES), Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC) e Centro de Educação Sorocabano Uirapuru, entre outras escolas. São quatrocentas escolas públicas, municipais e privadas, de ensino fundamental a médio, muitas com cursos profissionalizantes. Também estão presentes na cidade grandes instituições como o Senai, Senac, Escola Técnica Estadual Rubens de Farias e Souza, Escola Técnica Estadual Fernando Prestes de Albuquerque e o Colegio Politécnico de Sorocaba, instituição filantrópica que oferece ensino médio e técnico, mantida pelo Jornal Cruzeiro do Sul de Sorocaba.
Saúde
O sistema de saúde é servido por uma boa infra-estrutura com muitos hospitais, destacando-se o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), um complexo que inclui o Hospital Regional, Hospital Leonor Mendes de Barros e o Hospital Santa Lucinda (pertencente à PUC-SP); a cidade possui também a Santa Casa de Misericórdia, Hospital Evangélico, Hospital Samaritano, Hospital Modelo, Hospital da Unimed, que recentemente teve sua qualidade certificada através de auditoria realizada pela Fundação Vanzolini, da USP, e quatro hospitais psiquiátricos: Jardim das Acácias, Vera Cruz, Mental e Teixeira Lima.
Há também 27 postos de saúde, Ambulatório de Saúde Mental, clínica de doenças sexualmente transmissíveis e clínica para portadoras do vírus HIV e ainda conta com um ambulatório municipal especializado em cirurgia da Hérnia Inguinal, referência nacional e internacional que além do tratamento fornece treinamento e reciclagem para cirurgiões de todo Brasil e do exterior.
Conta também com o Hospital Oftalmológico de Sorocaba. Atualmente o Banco de Olhos de Sorocaba é considerado referência no Brasil para as pessoas que necessitam de um transplante de córnea. O Hospital responde por 30% dos transplantes de córneas feitos em todo Brasil. E é também o Banco de Olhos que tem a lista de espera mais rápida do Brasil.
O Centro de Ciências Médicas e Biológicas da PUC-SP e o número de hospitais e de clínicas fazem de Sorocaba um centro de referência para a saúde no Brasil.
Economia
Sorocaba registra hoje uma diversificação econômica raramente vista em outros municípios brasileiros. Sorocaba é a quinta cidade em desenvolvimento econômico do Estado, com investimentos da ordem de 3,5 bilhões de dólares, com cinco bilhões de dólares de Produto Interno Bruto (PIB). Suas indústrias exportam para mais de 115 países gerando impostos da ordem de 370 milhões de dólares por ano. Existe (em 2006) em Sorocaba cerca de 1.700 indústrias instaladas, 15.300 pontos de comércio, 9.900 prestadores de serviço e 25 mil trabalhadores autônomos. Localizada num região privilegiada, próxima a vias de acesso rodoviário e hidroviário que a ligam aos grandes centros de consumo e levam na direção dos demais países do Mercosul (Argentina, Uruguai e Paraguai), Sorocaba oferece atrativo adicional às empresas: uma estrutura de qualificação de mão-de-obra que cobre com qualidade o nível operacional.
Transportes
Aeroporto: Aeroporto Estadual de Sorocaba "Bertram Luiz Leupolz"
Rodovias:
SP-75 - Rod. Santos Dumont (Sorocaba - Campinas)
SP-79 - Rod. Waldomiro Correa de Camargo (Sorocaba - Itu), Rod. Raimundo Antunes Soares (Sorocaba - Piedade)
SP-97 - Rod. Emerenciano Prestes de Barros (Sorocaba - Porto Feliz)
SP-280 - Rod. Castelo Branco (Sorocaba - São Paulo, Sorocaba - Ourinhos e Norte do Paraná)
SP-354 - Rod. Sorocaba - Iperó
Rodovias:
SP-75 - Rod. Santos Dumont (Sorocaba - Campinas)
SP-79 - Rod. Waldomiro Correa de Camargo (Sorocaba - Itu), Rod. Raimundo Antunes Soares (Sorocaba - Piedade)
SP-97 - Rod. Emerenciano Prestes de Barros (Sorocaba - Porto Feliz)
SP-264 - Rod. João Leme dos Santos (Sorocaba - Salto de Pirapora)
SP-270 - Rod. Raposo Tavares (Sorocaba - São Paulo, Sorocaba - Presidente Prudente) SP-280 - Rod. Castelo Branco (Sorocaba - São Paulo, Sorocaba - Ourinhos e Norte do Paraná)
SP-354 - Rod. Sorocaba - Iperó